Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo

DSpace Repository

A- A A+

Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:05:49Z
dc.date.available 2016-04-19T22:05:49Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation PINTO, N. B. Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola Primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo. História da Educação, v. 18, p. 45-59-59, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160831
dc.description Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46913/pdf_40 pt_BR
dc.description.abstract Com o objetivo de compreender idéias da Escola Nova nos discursos oficiais do Estado de São Paulo e Paraná, o estudo compara dois programas de Aritmética da escola primária, prescritos respectivamente em 1932 e 1934. O programa do Paraná guarda semelhança ao de São Paulo que, em 1934, adotara uma forma reduzida do programa de 1925. As análises mostram similaridades dos programas quanto a não incorporação do ensino globalizado. O diferencial no programa do Paraná são as recorrentes recomendações ao ensino intuitivo, prático e o uso das Cartas de Parker para a organização da tabuada. O horário anexo ao programa há espaço diário reservado para o cálculo oral, um indicativo da permanência da tradicional prática de memorização da tabuada. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista História da Educação pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Escola nova pt_BR
dc.subject Programas de ensino pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title Renovação dos Programas de Ensino de Arimética da Escola primária em São Paulo e no Paraná nos anos de 1930: um estudo histórico-comparativo pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
46913-201999-2-PB.pdf 612.4Kb PDF View/Open Artigo Revista História da Educação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar