Teachers’ training for primary education (1830-1980): a comparative study between Brazil and Portugal
Show full item record
Title:
|
Teachers’ training for primary education (1830-1980): a comparative study between Brazil and Portugal |
Author:
|
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
|
Abstract:
|
Este estudo histórico comparativo analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores para o exercício do magistério na escola primária nesses dois países. Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas e sociais nesses dois países nesse período? Este estudo apresenta que diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para a escola primária e muitas mudanças se processaram em nome de uma transformação da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho. |
Description:
|
Disponível em: http://www.sbem.com.br/ojs/index.php/ripem/article/viewArticle/146 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160826
|
Date:
|
2015 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar