Revivendo o GRUEMA: da memória das autoras à produção de uma história

DSpace Repository

A- A A+

Revivendo o GRUEMA: da memória das autoras à produção de uma história

Show simple item record

dc.contributor.author Villela, Lucia Maria Aversa
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:04:07Z
dc.date.available 2016-04-19T22:04:07Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation VILLELA, Lucia Maria Aversa. Revivendo o GRUEMA: da memória das autoras à produção de uma história. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 387-403, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160825
dc.description Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3756 pt_BR
dc.description.abstract Além da intenção de elencar como alguns teóricos da História Cultural, nomeadamente Marc Bloch, Jacques Le Goff, Michel de Certeau e Roger Chartier, convivem com a relação memória e história, neste texto comentam-se tensões percebidas ao se confrontar depoimentos das autoras de duas coleções de livros didáticos, publicadas no Brasil de 1967 a 1980: Curso Moderno de Matemática para a Escola Elementar e Curso Moderno de Matemática para a Escola de 1º Grau (GRUEMA). As divergências entre os depoimentos gravados justificam a necessidade de ampliarmos a tipologia de fontes a serem utilizadas ao longo da pesquisa e os cuidados que o historiador deve ter ao trabalhar com a oralidade e os recursos das atuais tecnologias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Boletim de Educação Matemática (Bolema) pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Documentos e fontes pt_BR
dc.subject GRUEMA pt_BR
dc.title Revivendo o GRUEMA: da memória das autoras à produção de uma história pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
3756-18114-1-PB.pdf 155.5Kb PDF View/Open Artigo Bolema

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar