História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

DSpace Repository

A- A A+

História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

Show full item record

Title: História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica
Author: Pinto, Neuza Bertoni
Abstract: A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola.
Description: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=12619&dd99=view&dd98=pb
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160823
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
dialogo-12619.pdf 501.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar