História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica
Show full item record
Title:
|
História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica |
Author:
|
Pinto, Neuza Bertoni
|
Abstract:
|
A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola. |
Description:
|
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=12619&dd99=view&dd98=pb |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160823
|
Date:
|
2014 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar