A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T22:02:56Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T22:02:56Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.citation |
LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822 |
|
dc.description |
Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa apresentada está inserida numa pesquisa maior cujo problema de investigação era identificar contribuições que o uso da ferramenta informática CABRI-GEOMETRE II pode trazer para a formação do professor de Matemática. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo o modelo interpretativo (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Desenvolvemos dois projetos: um com professores de Matemática em exercício e outro com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Neste artigo, analisaremos o papel do trabalho coletivo nos projetos. A pesquisa concluiu que a força adquirida com o trabalho coletivo e a riqueza de discussões que surgiram no decorrer dos projetos, alimentada pelas vivências, experiências e conhecimentos de cada participante, foram os elementos determinantes para o desenvolvimento dos dois projetos, tanto o permanente como o inicial. Os projetos favoreceram a troca de conhecimentos tanto do ponto de vista teórico como prático, que correspondem aos elementos essenciais para a construção e reconstrução do conhecimento pedagógico especializado (IMBERNÓN, 1998). |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Educação (Campinas) |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial dos professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação contínua dos professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geometria |
pt_BR |
dc.title |
A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar