A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.

DSpace Repository

A- A A+

A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.

Show simple item record

dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:02:56Z
dc.date.available 2016-04-19T22:02:56Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822
dc.description Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa apresentada está inserida numa pesquisa maior cujo problema de investigação era identificar contribuições que o uso da ferramenta informática CABRI-GEOMETRE II pode trazer para a formação do professor de Matemática. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo o modelo interpretativo (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Desenvolvemos dois projetos: um com professores de Matemática em exercício e outro com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Neste artigo, analisaremos o papel do trabalho coletivo nos projetos. A pesquisa concluiu que a força adquirida com o trabalho coletivo e a riqueza de discussões que surgiram no decorrer dos projetos, alimentada pelas vivências, experiências e conhecimentos de cada participante, foram os elementos determinantes para o desenvolvimento dos dois projetos, tanto o permanente como o inicial. Os projetos favoreceram a troca de conhecimentos tanto do ponto de vista teórico como prático, que correspondem aos elementos essenciais para a construção e reconstrução do conhecimento pedagógico especializado (IMBERNÓN, 1998). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de Educação (Campinas) pt_BR
dc.subject Formação inicial dos professores de matemática pt_BR
dc.subject Formação contínua dos professores de matemática pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.title A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
265-559-1-SM.pdf 47.52Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar