Práticas da matemática moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural

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Práticas da matemática moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural

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dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Soares, Elenir Terezinha Paluch
dc.date.accessioned 2016-04-13T12:33:12Z
dc.date.available 2016-04-13T12:33:12Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation PINTO, N. B. ; SOARES, Elenir Terezinha Paluch. Práticas da Matemática Moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 8, p. 91-104, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160494
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=1830&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo, parte da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação –Mestrado em Educação – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem como objetivo compreender as finalidades das práticas de Matemática Moderna efetivadas no curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior no interior paranaense, turma-1970-1973, período em que o Movimento da Matemática Moderna encontrava-se em plena expansão nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O estudo, de abordagem histórica, utiliza conceitos da história cultural, referenciados em Chervel ( 1990), Certeau ( 1989) e Julia ( 2001). As práticas pedagógicas de Matemática Moderna, vivenciadas no curso investigado, foram caracterizadas a partir dos dados obtidos nos arquivos da instituição, em documento escolar fornecido por licenciando, ex-aluno do curso investigado, contendo anotações de aulas, conteúdos e exercícios desenvolvidos em sala de aula na disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, além de depoimentos de ex-alunos da referida turma. Nas análises são contemplados os conteúdos de Matemática Moderna priorizados pelo professor formador, a bibliográfica recomendada aos licenciandos, o material didático utilizado nas aulas e os procedimentos didático-metodológicos. As análises preliminares apontam que a Matemática Moderna foi introduzida no curso de Licenciatura pela disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, orientada por uma concepção formalista de ensino de Matemática, com a finalidade de repassar e ampliar a compreensão dos modernos conteúdos matemáticos trazidos pelo movimento, contribuindo para o melhor desempenho docente dos formandos, professores que na época já se encontravam em exercício nas escolas de primeiro e segundo graus do estado do Paraná. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional(PUCPR)
dc.subject Licenciaturas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Matemática moderna pt_BR
dc.title Práticas da matemática moderna no Curso de Licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural pt_BR
dc.type Article pt_BR


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dialogo-1830.pdf 145.0Kb PDF View/Open Artigo Revista Diálogo Educacional

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