O movimento paranaense de matemática moderna: o papel do NEDEM

DSpace Repository

A- A A+

O movimento paranaense de matemática moderna: o papel do NEDEM

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Ferreira, Ana Célia da Costa
dc.date.accessioned 2016-04-13T12:23:03Z
dc.date.available 2016-04-13T12:23:03Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation PINTO, N. B. ; FERREIRA, Ana Celia da Costa . O Movimento Paranaense de Matemática Moderna: o papel do NEDEM. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba /Pr, v. 6, n.18, p. 113-122, 2006. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160490
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=581&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract No final da década de 50, o impacto produzido pelo lançamento do Sputnik preocupou não somente o governo americano, mas também educadores de várias partes do mundo envolvidos com a formação científica da população. O êxito científico e tecnológico alcançado pelos russos ampliou a preocupação de vários países com a educação matemática oferecida à população, gerando um movimento internacional de reformulação do ensino de Matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna, uma tentativa que nos anos 60 e 70 procurava superar o ensino tradicional que até a década de 50 privilegiava a matemática clássica, o modelo euclidiano, a visão platônica. No Brasil, esse movimento foi liderado pelo grupo paulista – GEEM - coordenado por Oswaldo Sangiorgi, incentivando a criação de grupos de estudos em vários estados com vistas à modernização da Matemática ensinada no ensino primário e ginasial (hoje Ensino Fundamental). No Paraná, o disseminador do Movimento da Matemática Moderna foi o NEDEM – Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino da Matemática – criado e coordenado por Osny Antonio Dacol, diretor do Colégio Estadual do Paraná. Trabalhando inicialmente com classes experimentais no maior colégio do estado, o NEDEM elaborou sua proposta de Matemática Moderna que, posteriormente, foi publicada em duas coleções de livros didáticos que passaram a ser adotadas pelas escolas paranaenses durante mais de duas décadas. Tais iniciativas marcaram significativamente o ensino de Matemática no Paraná. A repercussão do movimento teve seu auge na década de 60 e no final de 1970 e mesmo com a extinção do grupo, as sementes plantadas pelos integrantes do NEDEM deixaram marcas na história da educação matemática paranaense, especialmente pelo intenso e democrático trabalho de difusão do movimento no ensino público do Paraná. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional (PUCPR)
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject NEDEM pt_BR
dc.title O movimento paranaense de matemática moderna: o papel do NEDEM pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-581.pdf 40.43Kb PDF View/Open Artigo Revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar