Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil
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dc.contributor.author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
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dc.date.accessioned |
2016-04-11T19:52:40Z |
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dc.date.available |
2016-04-11T19:52:40Z |
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dc.date.issued |
2015-02 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, M. C. A. . Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 43-54, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160445 |
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dc.description |
Disponível em https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1974 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo tematizar a geometria e o desenho como matérias na formação de professores primários brasileiros no período de 1890 a 1930, compreendido pela Primeira República. Tal formação foi realizada nas Escolas Normais, criadas com essa finalidade no Brasil em 1830. Para caracterizar esses saberes nessa formação, tomou-se como fonte principal a legislação relativa aos cursos normais em diferentes estados brasileiros. Nesse período a geometria euclidiana plana e espacial se consolida como matéria do curso normal. O desenho linear ocupa um espaço de relevância na formação do professor primário, sobretudo por sua íntima relação com a caligrafia, desempenhado a função de educar a vista e adestrar a mão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Interfaces Científicas - Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Professor primário |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação educacional |
pt_BR |
dc.title |
Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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