Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale

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Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale

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dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-07T10:15:46Z
dc.date.available 2016-04-07T10:15:46Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues . Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 151-167, 2003. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881– 1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemá- tica, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Cadernos de Pesquisa
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Reforma do ensino pt_BR
dc.title Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale pt_BR
dc.type Article pt_BR


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