Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
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dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:15:46Z |
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dc.date.available |
2016-04-07T10:15:46Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 151-167, 2003. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377 |
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dc.description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881– 1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemá- tica, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de Pesquisa |
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dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma do ensino |
pt_BR |
dc.title |
Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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