Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República
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dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:03:05Z |
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dc.date.available |
2016-04-07T10:03:05Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 12-34, 2000. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160364 |
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dc.description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n109/n109a09.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista? |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de Pesquisa |
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dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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