Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República

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Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República

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dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-07T10:03:05Z
dc.date.available 2016-04-07T10:03:05Z
dc.date.issued 2000
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues . Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 12-34, 2000. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160364
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n109/n109a09.pdf pt_BR
dc.description.abstract O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista? pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Cadernos de Pesquisa
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República pt_BR
dc.type Article pt_BR


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