Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia

DSpace Repository

A- A A+

Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Delizoicov, Demetrio pt_BR
dc.contributor.author Slongo, Ione Ines Pinsson pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T20:28:30Z
dc.date.available 2016-01-08T20:28:30Z
dc.date.issued 1996 pt_BR
dc.identifier.other 106167 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158012
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, 1996 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pertinência e a importância de utilizar uma abordagem histórico-epistemológica no processo de formação do professor de Biologia. Pautando-se numa concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento, não dicotomizando processo e produto durante o ensino-aprendizagem dos temas científicos, o presente estudo, ao utilizar a dimensão histórico-epistemológica no ensino do tema reprodução, sistematiza uma maneira possível de promover esta articulação. Dados bibliográficos forneceram subsídios para refletir a importância desta iniciativa no contexto da formação inicial do professor de Biologia, como também, para desenvolver um estudo sobre o desenvolvimento histórico do tema ?reprodução?, explicitando as rupturas ocorridas no processo de obtenção deste conhecimento, caracterizando, assim, a produção científica como um processo não-contínuo, não-linear e não-cumulativo. Tanto os aspectos educacionais, quanto histórico-epistemológicos analisados fundamentaram uma prática pedagógica que desenvolvi com licenciados do curso de Biologia, da Universidade do Contestado - UnC, Campus de Concórdia-SC, no primeiro semestre de 1995, procurando evidenciar, inclusive em termos da prática docente em sala de aula, a possibilidade de, ao utilizar a abordagem histórica, promover um ensino dialógico e transformador. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT The main goal of this work is to reflect on the pertinence and the importance of the historical-epistemological approach usage in the Biology teacher formation process. Based on a progressist educational conception, which regards to the dialogically and the problematic of knowledge, preventing the dichotomy between the process and the output during the teaching-learning process of the scientific topics, the present study, using the historical-epistemological dimension in the reproduction topic teaching, systematize a possible way of promoting this articulation. Bibliographic data give us resources to reflect on the importance of this iniciative in the context of the Biology teacher initial formation, as well as, to develop studies on the historical development of the "reproduction" topic, clearing up the ruptures which happened in the knowledge acquisition process, thus it characterizes the scientific production as a non-continuous, non-linear and non-cumulative process. As the educational aspects, as the historical-epistemological aspects analysed, they based an educational practice which I developed with the Biology graduates at Contestado University - UnC, Concórdia Campus - SC, in the first semester of 1995, trying to make evident, also in classroom teaching practice terms, the possibility of promoting a dialogical and transforming teaching by using the historical approach. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Biologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
PEED0134-D.pdf 50.25Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar