Title: | A prática pedagógica da educação física na escola pública: 'jogando para o capital'? |
Author: | Filmiano, Guilherme Moura Miranda |
Abstract: |
Neste trabalho pesquisamos sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física no interior de uma escola pública. Partimos da compreensão que o professor, a prática pedagógica e a escola estão inseridos num contexto sócio histórico. O contexto que nos referimos é último período de reorganização do processo produtivo do final do século XX. Sabe-se que é comum ao capitalismo passar por crises e também a burguesia (classe dominante) realizar transformações político-econômicas de ajustamento a suas demandas. O ideário neoliberal (pressuposto político) procura a qualquer custo flexibilizar e retirar direitos dos trabalhadores e isentar a responsabilização do Estado com a educação pública, entre outras medidas. A principal ferramenta, para a instalação dessas políticas, é o poder do Estado. Nestes termos uma alteração significativa na formação superior da Educação Física, tem a sua expressão legal sob a forma da Resolução 07/2004, refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, perguntamos: quais as repercussões, fruto dessa atual crise capitalista, portanto, oriundas das transformações do mundo do trabalho, que ocorrem nas condições da prática pedagógica do professor de Educação Física, no Instituto Estadual de Educação (IEE)? Os objetivos da pesquisa foram: explicitar as contradições em relação ao conhecimento dos professores sobre os documentos normativos - haja vista a mudança ocorrida com a divisão do curso de graduação em licenciatura e bacharelado; conhecer as condições de trabalho, no que diz respeito à organização da prática pedagógica; selecionar e analisar os problemas mais presentes que foram detectados por esses professores nessa realidade, e as soluções encontradas por eles. O campo desta investigação foi o IEE e a prática pedagógica dos professores de educação física. Este campo, numa pesquisa de cunho dialético, assume uma importância histórica haja vista que além de ser estruturalmente a maior escola pública da América Latina apresenta uma prática pedagógica diferenciada. Para coletar os dados foi utilizado questionário e entrevista semiestruturada. Esta coleta foi realizada com os professores que se colocaram à nossa disposição. Constatamos que os professores desconhecem as normativas que organizam a educação e a Educação Física; as condições de trabalho são insatisfatórias e não garantem os requisitos necessários para um ensino de boa qualidade; que há uma discriminação de direitos entre professores com contrato temporário (ACT) e efetivos; que o salário se apresenta insuficiente para garantir as necessidades básicas; que os esportes, jogos e brincadeiras são os conhecimentos tratados nas aulas; que reconhecem a necessidade de mudança, mas o imobilismo político é característica presente na vida deles. Percebemos também que os elementos teóricos básicos, de qualquer prática pedagógica, são estranhos a estes professores. No entanto, anterior a tudo isto, existe a necessidade de superação do senso comum. Logo, concluímos que a possibilidade de mudança real na prática pedagógica, e em todos os setores da sociedade, é a construção coletiva das condições para a transformação social, na sua raiz. Vale dizer, superar as condições do capital de produzir e se reproduzir, enfim superar o modo de produção capitalista. Faz-se necessário, dessa forma, o rompimento com os aparatos ideológicos pós-modernos.<br> Abstract : In this study we researched on the pedagogical teacher's practice of Physical Education in a public school. We started from the understanding that the teacher, the pedagogical practice and the school are in an historical social context. The context that we refer to is the last period of reorganization of the productive process from the end of the twentieth century. It is known that the capitalism frequently pass by crises, and the dominant class (bourgeoisie) do political and economic adjustments to its demands. The neoliberal ideology (political premise), at all costs, bypass and remove worker's rights, and it acquit government responsibility about public education, among others. Main tool for establishment of these policies is the power of State. A significant change in the Physical Education graduation had legal expression in the Resolution 07/2004, the Diretrizes Curriculares Nacionais. So, we researched in the present work, which repercussions of the current capitalist crisis resulting from the transformations of working world, are reflected on pedagogical practice of Physical Education at the Instituto Estadual de Educação (IEE)? So, the research objectives were: to explicit the contradictions in relation to knowledge of teachers about normative documents - due to the changes occurred in the undergraduate course with the split to teaches' degree and bachelor's degree; to know the working conditions regard to the organization of pedagogical practice; to select and to analyze recurrent problems detected by these teachers in their reality, and the solutions found by them. The field of this research was the IEE and the pedagogical practice of physical education teachers. This school, in a dialectical nature of research, has an historical importance, once besides it is structurally the largest public school in Latin America, it presents a peculiar pedagogical practice. To collect the data we did a quiz and semi-structured interviews conducted with the teachers who agreed. We noticed that: teachers are unconscious about the guidelines that organize education and Physical Education; working conditions are unsatisfactory and do not guarantee the minimal requirements to good quality education; there is discrimination between teachers with temporary contracts (ACT) and effective teachers; the salary is insufficient to guarantee to the teachers their basic needs; the sports, games and plays are the knowledge treated in class; and teachers recognize the need for change, but the political paralysis is characteristic of their lives. We also realize that the basic theoretical elements in any educational practice are foreign to these teachers. Thus, there is the need to overcome the common sense. Therefore, we conclude that the only possibility of real change in pedagogical practice and in all sectors of society is the collective construction of social changes, overcoming the conditions of capital to produce and to reproduce, annulling the capitalist mode of production. Therefore, it is necessary the disruption with the post-modern ideological devices. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157314 |
Date: | 2015 |
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336461.pdf | 1.364Mb |
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