Title: | O ensino de psicologia na escola normal em Santa Catarina |
Author: | Sganderla, Ana Paola |
Abstract: |
A presente investigação pesquisou a trajetória dos conteúdos programáticos de Psicologia nos cursos da Escola Normal, no período de 1911 a 1939 em Santa Catarina, buscando identificar como tais conteúdos refletiam a tradução feita, em nível regional, das discussões realizadas sobre a formação de professores em São Paulo, tendo por base as ideias escolanovistas e o ideário republicano que se instaurava na época. Para tanto, utilizou-se como fontes os programas de ensino, a legislação da Escola Normal no período de 1911 a 1939, a Revista de Estudos Educacionais, os discursos de governadores. A primeira inserção da Psicologia na Escola Normal Catarinense foi em 1911. Buscou-se cotejar os conteúdos presentes nos programas de Psicologia com as reformas de ensino implementadas no Estado, particularmente as reformas de 1911 e 1935. Observou-se mudança de denominação e vinculação dos conteúdos da Psicologia ao longo dos anos: constatou-se uma estreita vinculação à Pedagogia, Instrução Cívica e Educação Moral e Cívica, de 1911 a 1928. A partir dos anos 1930, os conteúdos trabalhados nos programas se relacionam diretamente aos princípios da Escola Nova, que tinha a Psicologia como uma das ciências da Educação. O estudo permite problematizar que as questões cívicas e morais assumiram, pelo menos durante certo período, a mesma importância atribuída às questões didáticas e metodológicas do ensino, objetivando a formação de um novo homem para um novo país: o Brasil republicano, e também que, mesmo com a difusão das ideias escolanovistas nos programas de Psicologia dos anos de 1935 e 1939, o método intuitivo, base da reforma de ensino de 1911, não foi esquecido e se manteve presente nos programas de ensino de Psicologia e Pedagogia. Além disso, os conhecimentos da Psicologia, assim como de outras cadeiras/disciplinas, serviram para a conformação moral e cívica do futuro professor.<br> Abstract : This research investigated the trajectory of the Psychology course's contents in the programs of the Teaching School, from 1911 to 1939, in Santa Catarina State (Brazil), in an effort to identify how such contents reflected the regional interpretation of the debate established in São Paulo about the teachers' preparation process, based on the ideas of the New School and the Republican ideals that where growing in strength during that period. To reach this objective, the researching sources used were the teaching programs, the laws regulating the Teaching School during that time frame, the Educational Studies' Magazine and the voiced policies of the period's Governors. The first introduction of Psychology in the Teaching School was in 1911. The research tried to compare the contents present in the Psychology's programs with the changes implemented in the State's teaching policies and methods, particularly the changes implemented in the years 1911 and 1935. A change in denomination and bounding of Psychology's contents was observed throughout the years: a tight link between Psychology, Civic Instruction and Moral and Civic Education was evidenced from 1911 to 1928. Beginning in the 1930's decade, the contents exposed in the programs have a direct relationship with the New School, which regarded Psychology as an educational science. The research opens the discussion for the fact that the moral and civic aspects had, at least for a period of time, the same weight as the didactic and methodological aspects of teaching, aiming for the creation of a new citizen for a new country: the Republican Brazil. It also opens the discussion to the fact that, even with the dissemination of the ideas of the New School in the Psychology programs for the years 1935 and 1939, the intuitive method, the base of the teaching policy's changes of 1911, was not forgotten and was still present in the Psychology and Pedagogy teaching programs. Besides that, the background knowledge in Psychology, as well as in other disciplines, helped the moral and civic shaping of the future teacher. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136340 |
Date: | 2015 |
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335964.pdf | 1.242Mb |
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