OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Show full item record
|
Title:
|
OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
|
Author:
|
BOAL, HELENA MARIA CHAVES; STALLIVIERI, LUCIANE
|
|
Abstract:
|
O presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
|
|
Date:
|
2015-12-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar