OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Repositorio Dspace

A- A A+

OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Mostrar el registro completo del ítem

Título: OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor: BOAL, HELENA MARIA CHAVES; STALLIVIERI, LUCIANE
Resumen: O presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
Fecha: 2015-12-04


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
102_00012.pdf 681.2Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar