OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Mostrar registro completo

Título: OS MOOCs E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor: BOAL, HELENA MARIA CHAVES; STALLIVIERI, LUCIANE
Resumo: O presente artigo busca responder se, através da expressiva ampliação de ambientes virtuais, proporcionados pelos MOOCS, o processo de internacionalização pode ser acelerado. Busca-se compreender a percepção dos estudantes dos MOOCs quanto à finalidade da internacionalização das IES e à possibilidade desses ambientes internacionalizados oportunizarem a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades, estimulando o desenvolvimento de suas competências interculturais. A metodologia utilizada para busca de informações foi uma pesquisa de natureza exploratória, através da aplicação de um questionário respondido por 179 alunos, de 44 países, matriculados em cursos online da plataforma Coursera. A análise dos resultados levou à conclusão de que os MOOCs favorecem a disseminação do conhecimento em grande escala e influenciam o processo de internacionalização, pois oportunizam a rápida aproximação de pessoas de diferentes origens e culturas. Os resultados também sinalizam em direção da necessidade de muitas ações que ainda podem ser feitas para aperfeiçoar as formas de interação intercultural entre os alunos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136147
Data: 2015-12-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
102_00012.pdf 681.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar