Crianças na contemporaneidade: representações e usos das tecnologias móveis na educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

Crianças na contemporaneidade: representações e usos das tecnologias móveis na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fantin, Monica pt_BR
dc.contributor.author Muller, Juliana Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2015-04-29T21:04:34Z
dc.date.available 2015-04-29T21:04:34Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 332936 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132433
dc.description.abstract A presente dissertação busca refletir sobre as maneiras de ser criança e viver a infância na contemporaneidade que a cada dia se apresenta mais complexa. Temos como objetivo refletir sobre as relações das crianças com as tecnologias móveis - laptop e tablet - na educação infantil e as representações de criança como possibilidade de melhor compreender a infância contemporânea. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com intervenção didática na perspectiva da mídia-educação cujo campo de estudo foi o Núcleo de Desenvolvimento Infantil ? NDI, UFSC, Florianópolis/SC, envolvendo uma turma de dezessete crianças entre 5 e 6 anos, que participou de atividades pedagógicas utilizando laptop e tablet. Com base em referenciais teóricos internacionais, como Ariès (1981), Postman (1999), Buckingham (2007), Javeau (2005), Rivoltella (2008), e nacionais, Fantin (2006, 2008), Girardello (2008), Belloni (2010, 2013), Ferrarini, Salgado (2013), discute-se o contexto histórico da criança e da infância contemporânea estabelecendo diálogos com o uso das tecnologias na educação infantil sob inspiração na abordagem educacional da Reggio Emilia. A pesquisa destaca a possibilidade de uso pedagógico e intencional das tecnologias desde a educação infantil de forma articulada com as múltiplas linguagens das crianças, no sentido de ampliar seu repertório cultural e suas possibilidades de expressão e comunicação fazendo da tecnologia uma aliada para o seu desenvolvimento.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This dissertation seeks to reflect on the ways of being a child and living in contemporary childhood that everyday presents more complex. It has as objective to reflect on children's relationships with mobile technology - laptop and tablet - during early childhood education, reflecting on representations of children as a possibility to better understand contemporary childhood. To this end, was developed a qualitative research with didactic intervention from the perspective of media education that was to study the field of Child Development Center - NDI, UFSC, Florianópolis/SC, involving a group of 17 children between 5 (five) and 6 (six) years that has participated in educational activities using laptop and tablet. From international theoretical frameworks as Ariès (1981), Postman (1999), Buckingham (2007), Javeau (2005), Rivoltella (2008) and national Fantin (2006, 2008), Girardello (2008), Belloni (2010), Ferrarini, Salgado (2013) discusses the historical context of the child and of contemporary childhood establishing dialogues with the use of technology in early childhood education under inspiration in the educational approach of Reggio Emilia. The research highlights the possibility of teaching and purposeful use of technology from early childhood education in coordination with the multiple languages of children, to broaden their cultural repertoire and its possibilities of expression and communication making technology an ally for their development. en
dc.format.extent 193 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Dispositivos móveis pt_BR
dc.title Crianças na contemporaneidade: representações e usos das tecnologias móveis na educação infantil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
332936.pdf 3.211Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar