POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS
Show full item record
Title:
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS |
Author:
|
Gianezini, Kelly
|
Abstract:
|
O acesso de estudantes brasileiros no ensino superior tem ocorrido mediante diferentes formas de ingresso. Este artigo é um estudo de duas experiências brasileiras, uma institucional e outra de âmbito nacional, que versa sobre as suas principais características e dilemas em Mato Grosso e no Brasil. Neste artigo foi possível reunir e analisar documentos sócio-históricos e estatísticos relacionados ao Proind (Programa de Inclusão Indígena) e ao Prouni (Programa Universidade Para Todos). Questiona-se é possível identificar a existência de estratégias de gestão universitária para atrair e manter estudantes universitários respeitando suas distintas etnias? Se sim, é possível considerar que tais características promovam a diversidade cultural sem causar conflitos nas universidades? Metodologicamente a pesquisa assumiu um caráter descritivo, mediante a realização de uma pesquisa teórica-empírica. Constatou-se que: ambas as experiências contribuíram para o crescimento de matrículas de universitários oriundos de etnias sub-representadas (afro-brasileiras e indígenas); houve a ampliação da diversidade cultural; e embora tenha havido marcas de resistência por parte de alguns estudantes e docentes, as mesmas foram superadas mediante a perseverança e êxito daqueles que foram contemplados pelas políticas públicas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131374
|
Date:
|
2014-12-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar