POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS

Show full item record

Title: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS
Author: Gianezini, Kelly
Abstract: O acesso de estudantes brasileiros no ensino superior tem ocorrido mediante diferentes formas de ingresso. Este artigo é um estudo de duas experiências brasileiras, uma institucional e outra de âmbito nacional, que versa sobre as suas principais características e dilemas em Mato Grosso e no Brasil. Neste artigo foi possível reunir e analisar documentos sócio-históricos e estatísticos relacionados ao Proind (Programa de Inclusão Indígena) e ao Prouni (Programa Universidade Para Todos). Questiona-se é possível identificar a existência de estratégias de gestão universitária para atrair e manter estudantes universitários respeitando suas distintas etnias? Se sim, é possível considerar que tais características promovam a diversidade cultural sem causar conflitos nas universidades? Metodologicamente a pesquisa assumiu um caráter descritivo, mediante a realização de uma pesquisa teórica-empírica. Constatou-se que: ambas as experiências contribuíram para o crescimento de matrículas de universitários oriundos de etnias sub-representadas (afro-brasileiras e indígenas); houve a ampliação da diversidade cultural; e embora tenha havido marcas de resistência por parte de alguns estudantes e docentes, as mesmas foram superadas mediante a perseverança e êxito daqueles que foram contemplados pelas políticas públicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131374
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-17.pdf 590.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar