POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS

Show simple item record

dc.contributor.author Gianezini, Kelly
dc.date.accessioned 2015-04-01T14:25:05Z
dc.date.available 2015-04-01T14:25:05Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131374
dc.description.abstract O acesso de estudantes brasileiros no ensino superior tem ocorrido mediante diferentes formas de ingresso. Este artigo é um estudo de duas experiências brasileiras, uma institucional e outra de âmbito nacional, que versa sobre as suas principais características e dilemas em Mato Grosso e no Brasil. Neste artigo foi possível reunir e analisar documentos sócio-históricos e estatísticos relacionados ao Proind (Programa de Inclusão Indígena) e ao Prouni (Programa Universidade Para Todos). Questiona-se é possível identificar a existência de estratégias de gestão universitária para atrair e manter estudantes universitários respeitando suas distintas etnias? Se sim, é possível considerar que tais características promovam a diversidade cultural sem causar conflitos nas universidades? Metodologicamente a pesquisa assumiu um caráter descritivo, mediante a realização de uma pesquisa teórica-empírica. Constatou-se que: ambas as experiências contribuíram para o crescimento de matrículas de universitários oriundos de etnias sub-representadas (afro-brasileiras e indígenas); houve a ampliação da diversidade cultural; e embora tenha havido marcas de resistência por parte de alguns estudantes e docentes, as mesmas foram superadas mediante a perseverança e êxito daqueles que foram contemplados pelas políticas públicas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Gestão Universitária; PROUNI; PROIND. pt_BR
dc.title POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UNIVERSIDADES: ANÁLISE DE DOIS PROGRAMAS BRASILEIROS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-17.pdf 590.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar