O grafite e a pichação: o que dizem os muros da escola?

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Title: O grafite e a pichação: o que dizem os muros da escola?
Author: Baasch, Mariani Santos
Abstract: Esta pesquisa ilustra uma investigação teórica e prática em torno das manifestações do grafite e da pichação em uma Escola Estadual da área urbana do município de Florianópolis/SC. Tem como base metodológica os estudos pós-críticos em educação e se estruturou utilizando como recurso metodológico a fotografia dos muros, dos espaços internos e externos da referida escola, além de entrevistas individuais e em grupo com os sujeitos que transitam e habitam a escola tanto do lado de dentro quanto do lado de fora . O objetivo dessa pesquisa visa compreender o lugar dos grafites e das pichações por entre os muros da escola, perspectivando interpretações em torno destas expressões-manifestações, de como ganham vida no cotidiano, do lado de dentro e do lado de fora da escola. A partir da análise dos dados e da experiência em campo, verificou-se que os grafites e pichações serviram de trampolim para uma discussão maior que estava impressa nos discursos e nas formas de habitar/transitar/existir na escola, afinal, todos queriam falar desse lugar.<br>Abstract: This research illustrates a theoretical and practical investigation around graffiti manifestations in a Public School in urban area of the city of Florianópolis, SC, Brazil. The research methodology is based on postcritical studies on education, and the research was structured using photos of the school walls, and internal and external spaces as methodological resource, as well as individual and group interviews. Field trips were conducted to take photos of the graffiti in the school surroundings, and to interview members of the school community and teachers. The objective of such interviews, and of the research as a whole, was to understand the role played by the graffiti in the school walls, putting into perspective the interpretations of such expressionsmanifestations, understanding how they come to life inside and outside of the school walls. Based on the data analysis and the field experience it was verified that the graffiti served to leverage a broader discussion that was present in the discourses and the ways to inhabit/transit/exist at school: all of them wanted to talk about this place!
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129494
Date: 2014


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