A cultura lúdica das crianças contemporâneas na 'sociedade multitela': o que revelam as 'vozes' de meninos e meninas de uma instituição de educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

A cultura lúdica das crianças contemporâneas na 'sociedade multitela': o que revelam as 'vozes' de meninos e meninas de uma instituição de educação infantil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Marluci Guthiá pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T21:09:36Z
dc.date.available 2015-02-05T21:09:36Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 331116 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129491
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta Tese trata de uma pesquisa que buscou compreender como as crianças se relacionam com as mídias eletrônicas na contemporaneidade, e como estas participam da configuração dos modos de viver a infância, a partir do estudo do brincar de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso teve como foco a atividade lúdica de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça - Santa Catarina. Na geração de dados com as crianças, foram utilizados a observação participante, audiogravação e videogravação, fotografias, desenhos, diário de campo e entrevistas. Neste Estudo, sob aporte teórico dos Estudos Culturais e da Sociologia da Infância, ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades de pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por/com elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil. O mergulho nos registros da pesquisa com os sujeitos infantis e o foco na ideia de procurar evidenciar a relação entre o brincar das crianças e as mídias eletrônicas na sociedade contemporânea, fizeram emergir algumas categorias de análise, a saber: influência/efeito das mídias e consumo; brincadeiras tradicionais; cultura digital e brincadeiras. Este Estudo traz indicações de que os meninos e meninas participantes da pesquisa estão inseridos na cultura digital e já têm suas experiências lúdicas com as tecnologias digitais, mas ainda buscam por brincadeiras tradicionais e por conviver em grupo e entre seus pares. pt_BR
dc.format.extent 401 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Brincadeiras pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Mídia digital pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title A cultura lúdica das crianças contemporâneas na 'sociedade multitela': o que revelam as 'vozes' de meninos e meninas de uma instituição de educação infantil pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
331116.pdf 6.059Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar