Title: | Pesquisa e pós-graduação um estudo de caso sobre os usos das tecnologias por parte de doutorandos do PPGE/UFSC |
Author: | Turnes, Luiza |
Abstract: |
Em meados da década de 1990 foram incorporadas transformações no processo de avaliação da Pós-graduação (PG) stricto sensu, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que podem ser caracterizadas como uma quebra paradigmática. Desse processo decorreram mudanças que afetaram o modelo da PG como um todo, sendo que uma das consequências mais vísiveis foi a crescente intensificação do trabalho dos envolvidos com a PG, a partir da gradativa incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos em geral e, na particularidade aqui analisada, por parte dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A introdução das TIC na esfera do mundo do trabalho tem acarretado mudanças significativas nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. A partir da realização de 16 entrevistas analisamos, por meio da construção de sete categorias de análise agrupadas em três blocos, como os doutorandos do PPGE/UFSC relacionam a categoria tempo com o instrumental tecnológico disponível para fazer frente ao desafio da pesquisa, da elaboração da tese e da conclusão do seu Curso. Partimos do pressuposto que o ?tempo do doutorado? é uma fase decisiva no processo de criação de estratégias para a conclusão da PG, principalmente durante o período de escrita da tese, levando-se em conta que muitos doutorandos, concomitantemente ao seu curso, estão vinculados a algum outro trabalho. A relação entre o tempo e as TIC efetiva-se de forma visível e implícita, pois o tempo é vital à circulação da informação, e esta, à sobrevivência e visibilidade dos meios de comunicação social. Por isso, o tempo das e nas TIC é pautado pela expectativa da simultaneidade, por meio da qual os dispositivos são mobilizados no sentido de reduzir os compassos de espera. Por fim, identificamos que os doutorandos estão se adaptando à lógica produtivista na medida em que se sentem paralisados frente as exigências impostas pelos órgãos de avaliação e fomento. Parece que não há outra opção: ou aderem a esse movimento ou não estão aptos a fazer parte dele. Por fim, questionamos a possibilidade de resgate da perspectiva omnilateral nesse processo formativo de futuros doutores.<br> Abstract : In the mid 1990s transformations that can be characterized as a paradigmatic break were incorporated into the graduate studies evaluation process by Brazil's Coordination of Improvement of Higher Education Personnel agency (CAPES). This process led to changes in the graduate studies model as a whole, and one of the most visible consequences was the growing intensification of the work of those involved with graduate studies, based on a gradual incorporation of Information and Communication Technologies (ICTs) in the processes in general and in the particularity analyzed here, by doctoral students in the graduate program in education (PPGE) of the Federal University at Santa Catarina (UFSC). The introduction of the ICTs in the world of labor has led to significant changes in contemporary social scenarios and structures. Based on 16 interviews, we constructed seven analytical categories grouped in three blocks to examine how the doctoral students of the PPGE/UFSC relate to the category of time with the technological instruments available to them to face the challenge of research, thesis preparation and conclusion of their course. We begin with the presumption that the "time of the doctorate" is a decisive phase in the process of creation of strategies for the conclusion of the graduate program, mainly the time of writing the thesis, considering that many doctoral students simultaneously conduct other work. The relationship between time and the ICTs is made in a both visible and implicit form, because the time is vital to the circulation of information, which is essential to survival and visibility of the means of social communication. For this reason, the time of and within the ICTs is based on the expectation of simultaneity, for which reason the devices are mobilized to reduce the moments of waiting. Finally, we identify that the doctoral students are adapting to the productivist logic to the degree that they feel paralyzed in the face of the demands imposed by the evaluation and finance agencies. It seems that there is no other option: either adhere to this movement or they are not considered fit to be part of them. Finally, we question the possibility to revive an omni-lateral perspective in this process of formation of future doctors. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129196 |
Date: | 2014 |
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329458.pdf | 953.5Kb |
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