Hau Kola: narrativas sobre danças circulares, comprometimento intelectual e comunicação genuína

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Hau Kola: narrativas sobre danças circulares, comprometimento intelectual e comunicação genuína

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Freire, Ida Mara pt_BR
dc.contributor.author Pires, Ana Paula de Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:25:55Z
dc.date.available 2015-02-05T20:25:55Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 331229 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128867
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo dá visibilidade às descobertas manifestas durante a trajetória da pesquisa a respeito da comunicação genuína entre pessoas com comprometimento intelectual e o entorno não-deficiente, ou seja, a possibilidade de trocas comunicativas sem intenções pedagógicas, desconstruindo-se a unilateralidade das relações e a artificialidade das interações. No espaço da roda de Dança Circular Sagrada, ou Dança Circular dos Povos, criado na APAE de Palhoça, entre agosto de 2012 e novembro de 2013, em um total de 26 encontros, histórias emergiram; narrativas das histórias de vida dos dançarinos alunos foram compartilhadas; e outros enredos foram costurados de mãos dadas. Favorecido e estimulado pela comunicação indireta, simbólica e arquetípica do movimento, nas danças dos vários povos, o narrador exilado na psique dos dançarinos participantes recuperou voz; a voz da experiência! Compartilhando as histórias do cotidiano, vivenciamos o encontro, expressando singularidades e o sentimento de pertença. Em uma miríade de cores e imagens do desconhecido, o caleidoscópio de achados, símbolos e histórias ganha contornos em diálogo com o mosaico de autores da psicologia analítica, arte, estudos (auto)biográficos e comprometimento intelectual.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: The present study makes visible the findings arisen during the path of research about genuine communication between people with intellectual disabilities and the "non-disabled" environment. In this sense, there comes about the possibility of communicative exchanges without pedagogical intentions, at the same time it breaks down the one-sided relationships as well as the artificiality of interactions. Under the circle of "Sacred Circle Dance" (or "Dança Circular dos Povos") atmosphere, created at APAE Palhoça, which started in August 2012 and ended in November 2013 (26 meetings total), stories came up. Those stories are narratives of the dancing students' lives that were shared among the group. In addition, other plots were sewed hand in hand, so to speak. The exiled in the psyche of the dancing-participant narrator got his voice back, favored and stimulated by the indirect, symbolic and archetypal communication of the movement. That voice can be understood as "the voice of experience". While sharing the everyday stories, we experienced the meetings, expressed our singularities, and the feeling of belonging. In a spectrum of colors and images of the unconscious, the kaleidoscope of the findings, symbols and stories is outlined through a dialogue with the mosaic of the authors of analytical psychology, art, (auto)biographic studies and intellectual disabilities. en
dc.format.extent 242 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Interação social pt_BR
dc.subject.classification Historias pt_BR
dc.subject.classification Dança pt_BR
dc.subject.classification Narrativas pessoais pt_BR
dc.title Hau Kola: narrativas sobre danças circulares, comprometimento intelectual e comunicação genuína pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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