A produção do conhecimento engendrado pela base científica laboratorial: um estudo no laboratório central de microscopia eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

A produção do conhecimento engendrado pela base científica laboratorial: um estudo no laboratório central de microscopia eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: A produção do conhecimento engendrado pela base científica laboratorial: um estudo no laboratório central de microscopia eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Campana, Samya
Abstract: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa cujo tema refere-se ao estudo das relações sociais que se estabelecem na produção do conhecimento pela base cientifica laboratorial, inserido no assunto amplo da produção do conhecimento nanocientífico. Trata-se de um estudo teórico-empírico, interdisciplinar, com abordagem qualitativa, encaminhado de acordo com a perspectiva dialética, apoiado no método do materialismo histórico. A pesquisa de campo de natureza exploratório-analíticafoi realizada no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME)da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os procedimentos metodológicos incluíram além da pesquisa bibliográfica, a observação livre e participante, a análise documental, a filmagem, o registro fotográfico e relatos dos sujeitos envolvidos com pesquisas no LCME. As conclusões reforçam a produção do conhecimento como expressão do general intellect, seja como trabalho morto, objetivado nas coisas, seja como trabalho vivo, materializado nos homens pensantes. Conduzem ao entendimento da produção do conhecimento nanocientífico como interdisciplinar, exprimindo-se relações sociais que afirmam e negam o capital, num movimento cujo resultado é o processo histórico de os homens fazerem-se a si mesmos como seres sociais em condições superiores às legadas. Verificou-se que a interdisciplinaridade tece relações pedagógicas de ensino e aprendizagem não formais, mas envolvendo sujeitos diversos na condição de pesquisadores-pesquisadores; pesquisadores-técnicos e pesquisadores-alunos de pós-graduação. A fim de definir histórica e teórico-metodologicamente essas relações foi cunhado o termo saber cognitivo tácito explícito. <br>Abstract : This thesis presents the results of a research whose subject refers to the social relation studies that are set in the knowledge production by the laboratorial scientific base, inserted in the wide subject of nanoscientific knowledge production. It is about a theoretical-empirical, interdisciplinary study with qualitative approach according to the dialectical perspective, supported by the historical materialism method. The field research of exploratory-analytical nature was held at Central Laboratory of Electronic Microscopy (CLEM) at Federal University of Santa Catarina (FUSC). The methodological procedures include besidesthe bibliographical research, a free and participative observation, documental analysis, filming, photographical records and the subject reportsin volved with researches at CLEM. The conclusions reinforce the knowledge production as general intellect, as dead work, targeted in the things, or as a living work, materialized in thinking men. It leads to anunderstanding of the nano-scientific knowledge production as interdisciplinary, expressing social relations that assure and deny the capital, in a movement that the result is the historical process of the men doing them selves as social beings in superior conditions to the ones delegated. It is verified that the interdisciplinarity weaves pedagogical relations of informal teaching and learning, but involving several subjects in researcher-researcher conditions; post-graduation researchers-techniciansand researchers-students. In order to define historical and theoretical methodologically these relations it was coined the term explicit tacticcognitive of knowing.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123034
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
322393.pdf 9.296Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar