Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção

DSpace Repository

A- A A+

Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Mees, Rosângela pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:42:35Z
dc.date.available 2014-08-06T17:42:35Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 322396 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123032
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação objetiva pensar as possibilidades da dança não formal para a Educação da Infância, principalmente - mas não exclusivamente- para o trabalho em Instituições de Educação Infantil que lidam com crianças de 0 a 6 anos. Para tanto, parte de uma breve arqueologia da dança, suas variações e esforços conceituais, recolhendo traços importantes de cada um deles, no sentido da elaboração de um conceito - "A Dança-Invenção" - que responda às demandas do cotidiano educativo. A pesquisa naturalmente desloca-se para as possibilidades subjetivas do trabalho com dança inventiva, de maneira a integrar movimento e imaginário. <br> pt_BR
dc.description.abstract Riassunto : Questa tesi ha l'obiettivo di riflettere sui possibili usi della danza non formale nell'Educazione dell'Infanzia principalmente - ma non esclusivamente - per leattività in Istituzioni di Educazione Infantile che si occupano di bambini da 0 a 6 anni. Per questo motivo, partendo da una breve archeologia della danza, dellesue varianti ed impegni concettuali, verranno raccolti importanti elementi dientrambi, allo scopo di elaborare un concetto - "La Danza-Invenzione" - che risponda alle richieste della quotidianità educativa. La ricerca, naturalmente, siestende alle possibilità soggettive del lavoro con la danza inventiva, così da integrare movimento ed immaginario. en
dc.format.extent 99 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Dança na educação pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Dança pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.title Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
322396.pdf 4.871Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar