Educação estética: corpo, experiência e memória em Walter Benjamin

DSpace Repository

A- A A+

Educação estética: corpo, experiência e memória em Walter Benjamin

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bassani, Jaison José pt_BR
dc.contributor.author Silva, Priscilla Stuart da pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:36:32Z
dc.date.available 2014-08-06T17:36:32Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 321964 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122960
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação tem como objetivo discutir a noção de uma educação estética em Walter Benjamin. As fontes principais da investigação são constituídas pelos ensaios Infância berlinense: 1900 e Diário de Moscou, os quais, ao transcenderem os gêneros literários da "autobiografia" e dos "diários de viagem", conduzem-nos a reflexões que nos mostram o lugar do corpo na formação de uma nova maneira de pensar a constituição da subjetividade humana. Para mostrar como isso sucede, abordamos as relações intrínsecas existentes entre os conceitos de experiência, memória e sentidos nas duas obras inves-tigadas. Diante dessa tríade, pensamos que essas reflexões suscitam uma pedagogia da corporalidade na elaboração de uma imagem única e dialética. <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present dissertation aimed to discuss the notion of an aesthetic education in Walter Benjamin. The main sources of research was constituted by works Berliner Childhood around 1900 and Moscow Diary, which, in transcending the literary genres of the "autobiography" and "travel diaries", lead us to re-flections that show us the body's place in the construction of a new way of thinking about the constitution of human subjectivity. In order to show how this happens, we approach the intrinsic relations between the concepts of expe-rience, memory and senses in the two works investigated. Given this triad, we think that these reflections raise a pedagogy of corporeality through the elaboration of a single image and dialectics. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.subject.classification Memoria pt_BR
dc.subject.classification Experiencia de vida pt_BR
dc.title Educação estética: corpo, experiência e memória em Walter Benjamin pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Petry, Franciele Bete pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
321964.pdf 645.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar