Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista

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Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Evangelista, Olinda pt_BR
dc.contributor.author D'Avila, Gabriel Serena pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:05:10Z
dc.date.available 2014-08-06T17:05:10Z
dc.date.issued 2012 pt_BR
dc.identifier.other 323042 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122566
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa pesquisa foi o de compreender a racionalidade posta na estratégia de Educação ao Longo da Vida como forma educacional projetada sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Formulada durante a década de 1990, é central no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, organizado por Jacques Delors, visa, sobretudo, ensejar uma plataforma educacional que fundamenta a construção de um novo conceito de ser humano para o trabalho na ?sociedade do conhecimento?. Respondendo aos efeitos da reestruturação produtiva, essa estratégia colaborou e colabora na reposição da hegemonia liberal que demanda braços e cérebros disponíveis para a exploração capital-imperialista hodierna. Essa estratégia foi disseminada por meio das Conferências Internacionais de Educação de Adultos, de Hamburgo, em 1997 (V CONFINTEA), e Belém, em 2010 (VI CONFINTEA). Foi possível, por meio de análises documentais, compreender que essa disseminação ocorreu no Brasil em fins da década de 1990 e década de 2000, principalmente, por intermédio de intelectuais de EJA e pelos Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJAS) organizados em parceria, especialmente, pelos Fóruns de EJA, Estado brasileiro e UNESCO, fenômeno esse que compreendi como componente de uma "agenda globalmente estruturada para educação". Nesse processo, ocorreu a ressignificação do conceito de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, em virtude, notadamente, do Parecer do CNE/CEB nº11, de 10 de maio de 2000, que instituiu Diretrizes Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Nesse documento afirma-se que a EJA é a própria ELV. Assim, procurei compreender como se manifestava essa estratégia no Brasil e, mediante a análise de textos acadêmicos e documentos oriundos da UNESCO, do Estado e do movimento social de EJA, foi possível afirmar que a ELV atua como mecanismo que visa educar a sociabilidade do trabalhador, que o torna eternamente obsoleto e reiteradamente reconvertido ao capital-imperialismo na contemporaneidade. <br> pt_BR
dc.description.abstract en
dc.format.extent 215 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educaçao (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.title Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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