Relatório de estágio na Escola do Mar - Educação Ambiental e Aquicultura
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Arana, Luis Alejandro Vinatea |
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dc.contributor.author |
Santos, Gabriela Leal dos |
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dc.date.accessioned |
2014-07-29T14:48:17Z |
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dc.date.available |
2014-07-29T14:48:17Z |
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dc.date.issued |
2013-11-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122205 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Engenharia de Aquicultura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O crescimento populacional nos grandes centros urbanos, vem aumentando significativamente a poluição nos diferentes ambientes. Esse impacto pode ser amenizado através da educação e conscientização ambiental. Com o intuito de ampliar e disseminar a educação ambiental na região da Grande Florianópolis, o Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar foi criado no ano de 2005. A escola propõe atividades de educação e pesquisa para sensibilizar e conscientizar os cidadãos,recebendo alunos das diferentes escolas dos municípios de São José, Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, entre outras cidades do estado de Santa Catarina. O público atendido é formado por alunos do ensino fundamental I e II e médio e grupos organizados que queiram conhecer educação ambiental. Os projetos educacionais da escola são: Barco Escola, Águas de São de José, Recriando o Lixo, Transformar e Cultivar, Fortalezas da Baía Norte e Unidade Experimental Demonstrativa de Aquicultura. O estágio compreendeu atividades relacionadas as áreas, pedagógica e de cultivo de moluscos. Como estratégia pedagógica para aula de maricultura é utilizado estruturas de cultivo (pencas e lanternas) e animais de demonstração, como também a elaboração de um material pedagógico para ser usado nestas aulas. No cultivo,as atividades desenvolvidas se referem ao desenvolvimento de ostras e mexilhões produzido na área aquícola da escola, o manejo, a confecção de estruturas, a obtenção e a colocação de sementes, a manutenção das etapas de produção, a retirada das estruturas no mar, a limpeza com água doce, biometria dos animais, ajuste de densidade dos animais nas lanternas e a devolução das estruturas no mar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
projetos educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
aquicultura |
pt_BR |
dc.title |
Relatório de estágio na Escola do Mar - Educação Ambiental e Aquicultura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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