Abstract:
|
O Turismo de Negócios e de Eventos é considerado uma alternativa importante para os hotéis que buscam fugir da sazonalidade causada pelo clima do Estado de Santa Catarina, principalmente na cidade de Florianópolis, quando em baixa temporada se têm uma forte redução da taxa de ocupação desses estabelecimentos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar as estratégias competitivas adotadas pelos hotéis da Grande Florianópolis que atuam neste segmento do Turismo. Para obtenção dos dados que fundamentam a pesquisa, foram aplicados formulários, com perguntas abertas e fechadas, em 9 (nove) hotéis distintos. Com isso, constatou-se que as estratégias utilizadas pelos hotéis para conseguir determinada vantagem competitiva dentro do Turismo de Negócios e de Eventos está sobre o fato de serem “provedores de melhor custo”, isto é, buscam combinar baixo custo com boa qualidade e características diferenciadoras perante os concorrentes. Dessas estratégias competitivas verificaram-se como estratégias de baixo custo: redução de gastos do hotel, seja com fornecedores, seja no setor A&B (alimentos e bebidas), seja com energia elétrica, água, ou telefone, entre outros. Já, como estratégias de diferenciação, os hotéis buscam: excelência na qualidade do serviço; investimentos no hotel, como adaptações nas unidades habitacionais, em espaços próprios para reuniões, congressos, etc. e no lazer do turista que vem a negócios e a eventos (salas de jogos, sala de ginástica, piscina). |