As estratégias competitivas dos hotéis que atuam no segmento de turismo de eventos e de negócios no centro e na parte continental de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

As estratégias competitivas dos hotéis que atuam no segmento de turismo de eventos e de negócios no centro e na parte continental de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Carvalho Junior, Luiz Carlos de
dc.contributor.author Pereira, Natasha Medeiros
dc.date.accessioned 2014-07-28T13:17:22Z
dc.date.available 2014-07-28T13:17:22Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122121
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. en
dc.description.abstract O Turismo de Negócios e de Eventos é considerado uma alternativa importante para os hotéis que buscam fugir da sazonalidade causada pelo clima do Estado de Santa Catarina, principalmente na cidade de Florianópolis, quando em baixa temporada se têm uma forte redução da taxa de ocupação desses estabelecimentos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar as estratégias competitivas adotadas pelos hotéis da Grande Florianópolis que atuam neste segmento do Turismo. Para obtenção dos dados que fundamentam a pesquisa, foram aplicados formulários, com perguntas abertas e fechadas, em 9 (nove) hotéis distintos. Com isso, constatou-se que as estratégias utilizadas pelos hotéis para conseguir determinada vantagem competitiva dentro do Turismo de Negócios e de Eventos está sobre o fato de serem “provedores de melhor custo”, isto é, buscam combinar baixo custo com boa qualidade e características diferenciadoras perante os concorrentes. Dessas estratégias competitivas verificaram-se como estratégias de baixo custo: redução de gastos do hotel, seja com fornecedores, seja no setor A&B (alimentos e bebidas), seja com energia elétrica, água, ou telefone, entre outros. Já, como estratégias de diferenciação, os hotéis buscam: excelência na qualidade do serviço; investimentos no hotel, como adaptações nas unidades habitacionais, em espaços próprios para reuniões, congressos, etc. e no lazer do turista que vem a negócios e a eventos (salas de jogos, sala de ginástica, piscina). en
dc.format.extent 89 f. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject Turismo de Negócios e de Eventos en
dc.subject Estratégias Competitivas en
dc.subject Setor Hoteleiro en
dc.title As estratégias competitivas dos hotéis que atuam no segmento de turismo de eventos e de negócios no centro e na parte continental de Florianópolis en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View
Economia293524.pdf 390.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar