Inovação na produção de cachaça de qualidade: Estudo de caso Armazém Vieira – Florianópolis/SC
Show full item record
Title:
|
Inovação na produção de cachaça de qualidade: Estudo de caso Armazém Vieira – Florianópolis/SC |
Author:
|
Rodas, Fabio Grasso
|
Abstract:
|
O presente trabalho analisa as conseqüências do lançamento no mercado nacional do produto "cachaça de qualidade", os resultados econômicos e sociais obtidos pelo Armazém Vieira no contexto local, nacional e mundial. A produção nacional de cachaça atinge cerca de 1,3 bilhão de litros anuais, gera uma receita próxima a US$ 500 milhões e emprega 450 mil pessoas; é produzida em todas as regiões brasileiras, sendo a maior parte nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. Estima-se que existe perto de 30 mil produtores, a maioria produzindo pequenos volumes comercializados localmente. Os produtores de grande escala utilizam modernas colunas de destilação e sofisticados recursos de análises laboratoriais. Os produtores, de forma geral, conseguem manter características originais para a cachaça dentro de padrões de qualidade. Atualmente quase 15 milhões de litros são vendidos para mais de 60 países. Ano a ano as exportações desta bebida crescem e em cinco anos houve um expressivo aumento nas vendas externas. A meta é fazer o volume de exportações chegar aos 38 milhões de litros até 2010 e atingir todos os países do globo. Isso não apenas propiciaria a popularização definitiva da cachaça no mundo, como contribuiria para a divulgação dos aspectos culturais, econômicos e históricos do Brasil no exterior. Dentro desse grupo existem produtores interessados em agregar valor ao produto otimizando sua qualidade. O projeto Armazém Vieira visa encontrar um caminho para colocar a cachaça de Santa Catarina entre os melhores destilados do mundo. O projeto começou melhorando a qualidade da cachaça de melado de cana de açúcar que os colonos produzem nos morros do litoral do Estado, acrescentar um envelhecimento adequado e apresentá-la em embalagens transparentes para mostrar sua qualidade. Nos 20 anos de existência, o Armazém Vieira aprimorou sua qualidade, conquistou o gosto dos consumidores e manteve seu diferencial de preços. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121867
|
Date:
|
2005 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar