Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados

DSpace Repository

A- A A+

Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados

Show full item record

Title: Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
Author: Wen, Tseng I
Abstract: Este trabalho analisa a presença dos produtos de marcas próprias nos supermercados e o motivo da adoção dessa estratégia de negócio pelos varejistas e a sua aceitação pelos consumidores em geral, sendo também analisado o ponto de vista dos fornecedores desses produtos. A análise parte da revisão da teoria econômica sobre marcas, com destaque para teoria dos custos de transação e teoria dos jogos. Em seguida, é apresentada uma breve revisão no campo da administração e marketing. Por fim é feita uma pesquisa de campo abrangendo três pontos: (a) identificação dos produtos comercializados nos supermercados com marca própria; (b) comparação dos preços de alguns produtos selecionados em cada categoria com produtos da marca da indústria; (c) percepção dos produtos de marcas próprias pelos consumidores, supermercadistas e fornecedores. Esta pesquisa foi realizada nos hipermercados Big, Wal Mart e Carrefour situados nas cidades de Florianópolis e Curitiba. Foram obtidos os seguintes resultados: produtos com a bandeira do supermercado possuem preços inferiores e qualidade semelhante A marca líder. A adoção desta estratégia é vantajosa para o setor varejista, entretanto a longo prazo é desfavorável para os fabricantes destes produtos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
Economia300219.pdf 13.82Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar