Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Nicolau, José Antônio |
|
dc.contributor.author |
Wen, Tseng I |
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dc.date.accessioned |
2014-07-16T17:03:10Z |
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dc.date.available |
2014-07-16T17:03:10Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa a presença dos produtos de marcas próprias nos supermercados e o motivo da adoção dessa estratégia de negócio pelos varejistas e a sua aceitação pelos consumidores em geral, sendo também analisado o ponto de vista dos fornecedores desses produtos. A análise parte da revisão da teoria econômica sobre marcas, com destaque para teoria dos custos de transação e teoria dos jogos. Em seguida, é apresentada uma breve revisão no campo da administração e marketing. Por fim é feita uma pesquisa de campo abrangendo três pontos: (a) identificação dos produtos comercializados nos supermercados com marca própria; (b) comparação dos preços de alguns produtos selecionados em cada categoria com produtos da marca da indústria; (c) percepção dos produtos de marcas próprias pelos consumidores, supermercadistas e fornecedores. Esta pesquisa foi realizada nos hipermercados Big, Wal Mart e Carrefour situados nas cidades de Florianópolis e Curitiba. Foram obtidos os seguintes resultados: produtos com a bandeira do supermercado possuem preços inferiores e qualidade semelhante A marca líder. A adoção desta estratégia é vantajosa para o setor varejista, entretanto a longo prazo é desfavorável para os fabricantes destes produtos. |
en |
dc.format.extent |
60 f. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.subject |
Supermercado |
en |
dc.subject |
Análise Economica |
en |
dc.subject |
Wall Mart |
en |
dc.title |
Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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