Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados

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Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Nicolau, José Antônio
dc.contributor.author Wen, Tseng I
dc.date.accessioned 2014-07-16T17:03:10Z
dc.date.available 2014-07-16T17:03:10Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. en
dc.description.abstract Este trabalho analisa a presença dos produtos de marcas próprias nos supermercados e o motivo da adoção dessa estratégia de negócio pelos varejistas e a sua aceitação pelos consumidores em geral, sendo também analisado o ponto de vista dos fornecedores desses produtos. A análise parte da revisão da teoria econômica sobre marcas, com destaque para teoria dos custos de transação e teoria dos jogos. Em seguida, é apresentada uma breve revisão no campo da administração e marketing. Por fim é feita uma pesquisa de campo abrangendo três pontos: (a) identificação dos produtos comercializados nos supermercados com marca própria; (b) comparação dos preços de alguns produtos selecionados em cada categoria com produtos da marca da indústria; (c) percepção dos produtos de marcas próprias pelos consumidores, supermercadistas e fornecedores. Esta pesquisa foi realizada nos hipermercados Big, Wal Mart e Carrefour situados nas cidades de Florianópolis e Curitiba. Foram obtidos os seguintes resultados: produtos com a bandeira do supermercado possuem preços inferiores e qualidade semelhante A marca líder. A adoção desta estratégia é vantajosa para o setor varejista, entretanto a longo prazo é desfavorável para os fabricantes destes produtos. en
dc.format.extent 60 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Supermercado en
dc.subject Análise Economica en
dc.subject Wall Mart en
dc.title Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados en
dc.type TCCgrad en


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