A atuação do assistente social no âmbito da educação básica: seus desafios, atribuições e competências

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A atuação do assistente social no âmbito da educação básica: seus desafios, atribuições e competências

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Título: A atuação do assistente social no âmbito da educação básica: seus desafios, atribuições e competências
Autor: Semeoni, Franciane
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender a inserção e analisar as principais contribuições e desafios do assistente social na área da educação básica, a partir dos artigos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Apresenta a análise do processo da educação básica, no Brasil, a partir da concepção Marxista, bem como a atuação dos assistentes sociais, com apoio em autores como Piana (2009), Figueiredo (2011), Freire (2011), Veronese e Olievira (2008), Konder (2002), Marx e Engels (2006). Através do estudo exploratório, buscamos o aporte teórico necessário para o entendimento da realidade registrada nos artigos, identificando a educação no seu sentido ampliado, muito além do aprendizado em sala de aula, mas perpassando os muros da escola, incentivando a participação da família e da comunidade neste processo. Também na análise das relações sociais e suas contradições, e, dessa forma, desvendar o papel do serviço social nesta área que é um dos pontos principais da pesquisa.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121263
Data: 2011


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