Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico

DSpace Repository

A- A A+

Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico

Show full item record

Title: Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico
Author: Costa, Simone da
Abstract: A pesquisa tem como objetivo geral propor uma abordagem para formação de preços mais viável para uma empresa industrial do ramo náutico, situada na região da grande Florianópolis. Foi realizado um estudo de caso e a pesquisa foi enquadrada como sendo descritiva e qualitativa. Através de uma entrevista não estruturada com os gestores da empresa XYZ e uma pesquisa documental, foram coletados os dados necessários a realização deste estudo. Os preços dos concorrentes foram pesquisados em empresas do ramo náutico com produtos dentro da metragem requerida de 30 a 33 pés, pertencentes ao Estado de Santa Catarina, retiradas dos sites da ACOBAR e ACATMAR. Após os dados coletados, eles foram analisados e interpretados de acordo com o objetivo desta pesquisa. Para um melhor entendimento o estudo foi fundamentado teoricamente, sendo apresentado o conceito de Contabilidade Gerencial e seu auxílio nas atividades das empresas e os métodos de formação de preços baseado nos custos, nos concorrentes, no mercado e o método misto. Foi identificado que o método de formação de preços utilizado pela empresa é o método baseado nos custos, em seguida foi formado o preço através dos métodos baseado nos concorrentes, no mercado e o método misto. Com relação ao método baseado no mercado, o preço não foi apresentado em valores, apenas exposto à estratégia de preço que poderia ser seguida pela empresa analisada, devido às dificuldades de mensurar algumas informações correspondentes as percepções dos consumidores que compõem tal preço. Contudo, chegou-se a conclusão de que o método misto seria o mais viável para a empresa XYZ, por proporcionar maiores informações sobre os custos da empresa, o mercado no qual ela está inserida e os preços dos concorrentes, sendo possível ter uma boa estratégia para a formação dos seus preços e de acordo com o objetivo definido pela empresa.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Contabilidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121046
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
296022.pdf 344.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar