Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico

DSpace Repository

A- A A+

Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ducati, Erves en
dc.contributor.author Costa, Simone da en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:37:46Z
dc.date.available 2014-07-02T23:37:46Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 296022 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121046
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Contabilidade. en
dc.description.abstract A pesquisa tem como objetivo geral propor uma abordagem para formação de preços mais viável para uma empresa industrial do ramo náutico, situada na região da grande Florianópolis. Foi realizado um estudo de caso e a pesquisa foi enquadrada como sendo descritiva e qualitativa. Através de uma entrevista não estruturada com os gestores da empresa XYZ e uma pesquisa documental, foram coletados os dados necessários a realização deste estudo. Os preços dos concorrentes foram pesquisados em empresas do ramo náutico com produtos dentro da metragem requerida de 30 a 33 pés, pertencentes ao Estado de Santa Catarina, retiradas dos sites da ACOBAR e ACATMAR. Após os dados coletados, eles foram analisados e interpretados de acordo com o objetivo desta pesquisa. Para um melhor entendimento o estudo foi fundamentado teoricamente, sendo apresentado o conceito de Contabilidade Gerencial e seu auxílio nas atividades das empresas e os métodos de formação de preços baseado nos custos, nos concorrentes, no mercado e o método misto. Foi identificado que o método de formação de preços utilizado pela empresa é o método baseado nos custos, em seguida foi formado o preço através dos métodos baseado nos concorrentes, no mercado e o método misto. Com relação ao método baseado no mercado, o preço não foi apresentado em valores, apenas exposto à estratégia de preço que poderia ser seguida pela empresa analisada, devido às dificuldades de mensurar algumas informações correspondentes as percepções dos consumidores que compõem tal preço. Contudo, chegou-se a conclusão de que o método misto seria o mais viável para a empresa XYZ, por proporcionar maiores informações sobre os custos da empresa, o mercado no qual ela está inserida e os preços dos concorrentes, sendo possível ter uma boa estratégia para a formação dos seus preços e de acordo com o objetivo definido pela empresa. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Industria de construcao naval en
dc.title Formação de preços em uma empresa industrial do ramo náutico en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
296022.pdf 344.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar