A percepção dos alunos de ensino superior em ciências contábeis a respeito das normas éticas disciplinares da profissão contábil
Show full item record
Title:
|
A percepção dos alunos de ensino superior em ciências contábeis a respeito das normas éticas disciplinares da profissão contábil |
Author:
|
Luz, Paulo Henrique da
|
Abstract:
|
A relação entre ética e formação dos profissionais da contabilidade tem merecido destaque em decorrência dos inúmeros casos de fraudes. Diante disso, ressalta-se a importância do ensino das normas ético-disciplinares para formação dos futuros profissionais da área contábil e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar sobre o tema nos cursos de Ciências Contábeis. Assim, esta pesquisa buscou objetivamente identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior da Grande Florianópolis a respeito das normas ético-disciplinares que regem a profissão contábil. Trata-se de pesquisa pura de caráter descritivo, conduzida através de questionário, no qual utiliza-se o método survey, para a coleta de dados primários, os quais foram tratados de forma qualitativa. Desta forma, a pesquisa realizada atendeu seus objetivos e como resultados apresentados destacam-se: a percepção dos alunos pesquisados acerca da importância e a utilidade das normas éticodisciplinares para o exercício da profissão contábil; a constatação das deficiências na abordagem destas normas, no âmbito dos Cursos de Ciências Contábeis; e, além disso, destaca-se que apesar dos dados apresentarem uma tendência no sentido de que os alunos conheçam, pelo menos razoavelmente, os preceitos ético-disciplinares da profissão contábil, ainda há uma alta percepção da ausência de aplicação destas normas, onde diversos fatores são apresentados para justificar esta preocupante percepção de desrespeito. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121041
|
Date:
|
2011 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar