Formação do preço em empresas de panificação: estudo de caso em uma empresa na Região Sul de Florianópolis - SC
Show full item record
Title:
|
Formação do preço em empresas de panificação: estudo de caso em uma empresa na Região Sul de Florianópolis - SC |
Author:
|
Freitas, Maykon Carminatti de
|
Abstract:
|
Constantemente as empresas buscam se diferenciar no mercado, adotando para isso estratégias que possibilitem se tornarem mais competitivas no mercado em que atuam. Dentre essas estratégias se encontra a formação de preço. Assim, o objetivo da pesquisa se caracteriza por demonstrar uma proposta de precificação para uma empresa de panificação, embasada no método misto, ou seja, levando em conta a estrutura de custos e o mercado em que a empresa compete. Para isso é feita uma pesquisa do tipo descritiva, sendo no tocante à abordagem do problema caracterizada como quanti-qualitativa, por meio de um estudo de caso. No que tange à fundamentação da pesquisa, primeiro abordaram-se conceitos de preços para posteriormente relacioná-los com os aspectos internos e externos influentes na sua formação. Na apresentação da empresa estudada, buscou-se demonstrar um pouco da história e dos principais produtos e serviços disponibilizados aos clientes. A análise dos custos para formação do preço foi feita por meio do custeio variável, com um levantamento dos custos do primeiro trimestre de 2011. No que diz respeito à análise de mercado, focou-se em dois produtos, por estes terem maior representatividade no faturamento. Percebeu-se pelos resultados obtidos com a pesquisa que a empresa apresenta preços que se enquadram com os estipulados pela média de mercado. Todavia os preços obtidos pela pesquisa se mostraram em média mais baixos que os exercidos atualmente, cabendo assim à empresa analisar se diminuir os preços geraria um incremento que cobrisse seus custos em decorrência do aumento de atividade e gerasse um lucro adicional. No que diz respeito à análise de custo/volume/lucro, conclui-se que a empresa apresenta um nível de vendas acima do seu ponto de equilíbrio e uma margem de segurança de aproximadamente um quarto de sua receita. Outro ponto que se destaca pela utilização do método misto para formação de preço diz respeito à possibilidade da empresa em fazer ajustes no preço que conciliem tanto aspectos internos, os custos, quanto externos, análise dos concorrentes e do mercado em que está inserida, para embasar as decisões relativas ao preço dos produtos ou serviços. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121038
|
Date:
|
2011 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar