Formação do preço em empresas de panificação: estudo de caso em uma empresa na Região Sul de Florianópolis - SC

DSpace Repository

A- A A+

Formação do preço em empresas de panificação: estudo de caso em uma empresa na Região Sul de Florianópolis - SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gasparetto, Valdirene en
dc.contributor.author Freitas, Maykon Carminatti de en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:37:19Z
dc.date.available 2014-07-02T23:37:19Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 296005 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121038
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. en
dc.description.abstract Constantemente as empresas buscam se diferenciar no mercado, adotando para isso estratégias que possibilitem se tornarem mais competitivas no mercado em que atuam. Dentre essas estratégias se encontra a formação de preço. Assim, o objetivo da pesquisa se caracteriza por demonstrar uma proposta de precificação para uma empresa de panificação, embasada no método misto, ou seja, levando em conta a estrutura de custos e o mercado em que a empresa compete. Para isso é feita uma pesquisa do tipo descritiva, sendo no tocante à abordagem do problema caracterizada como quanti-qualitativa, por meio de um estudo de caso. No que tange à fundamentação da pesquisa, primeiro abordaram-se conceitos de preços para posteriormente relacioná-los com os aspectos internos e externos influentes na sua formação. Na apresentação da empresa estudada, buscou-se demonstrar um pouco da história e dos principais produtos e serviços disponibilizados aos clientes. A análise dos custos para formação do preço foi feita por meio do custeio variável, com um levantamento dos custos do primeiro trimestre de 2011. No que diz respeito à análise de mercado, focou-se em dois produtos, por estes terem maior representatividade no faturamento. Percebeu-se pelos resultados obtidos com a pesquisa que a empresa apresenta preços que se enquadram com os estipulados pela média de mercado. Todavia os preços obtidos pela pesquisa se mostraram em média mais baixos que os exercidos atualmente, cabendo assim à empresa analisar se diminuir os preços geraria um incremento que cobrisse seus custos em decorrência do aumento de atividade e gerasse um lucro adicional. No que diz respeito à análise de custo/volume/lucro, conclui-se que a empresa apresenta um nível de vendas acima do seu ponto de equilíbrio e uma margem de segurança de aproximadamente um quarto de sua receita. Outro ponto que se destaca pela utilização do método misto para formação de preço diz respeito à possibilidade da empresa em fazer ajustes no preço que conciliem tanto aspectos internos, os custos, quanto externos, análise dos concorrentes e do mercado em que está inserida, para embasar as decisões relativas ao preço dos produtos ou serviços. en
dc.format.extent 89 f.| il., grafs., tabs. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Preços en
dc.title Formação do preço em empresas de panificação: estudo de caso em uma empresa na Região Sul de Florianópolis - SC en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
296005.pdf 939.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar