A Gestão estratégica de custos em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas
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Title:
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A Gestão estratégica de custos em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas |
Author:
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Silva, Patrícia da
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Abstract:
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Nas últimas décadas o ritmo crescente da globalização exige que as empresas adotem medidas que garantam sua posição no mercado e que as tornem capazes de ultrapassar os desafios encontrados. Neste ambiente, as empresas de transporte rodoviário de passageiros e encomendas, reguladas por concessões públicas, precisam estar atentas à gestão de seus negócios considerando o retorno esperado de seus investimentos, a concorrência intermodal existente e a qualidade do serviço exigida pelos clientes. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os custos de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas à luz da gestão estratégica de custos. A pesquisa foi descritiva, a abordagem foi qualitativa, com procedimento de um estudo de caso. A revisão teórica abordou sobre conceitos da contabilidade gerencial, a gestão estratégica de custos e alguns de seus instrumentos empregados no trabalho. O estudo de caso foi realizado sobre as atividades da Auto Viação Catarinense Ltda., compreendendo-se a estrutura da empresa, atividades realizadas e seu mercado de atuação. Os conceitos revisados permitiram identificar parte da cadeia de valor do setor de transporte rodoviário de passageiros e encomendas e que o principal enfoque do posicionamento estratégico da empresa é a liderança de custos. Fez-se o levantamento e apuração dos gastos incorridos nos serviços de transporte de passageiros e encomendas, que foi realizado através de alocação dos custos diretos inicialmente aos veículos e destes para os serviços, e adoção do método ABC para os demais gastos. Foi identificado nesta pesquisa o custo meta do serviço de transporte de passageiros em uma linha interestadual e verificou-se que o mesmo é superior ao gasto real apurado. Destacou-se que a diferença apontada deve ser foco do planejamento estratégico para definição, entre as possíveis alternativas, de como os recursos disponíveis serão empregados. Concluiu-se que o uso da gestão estratégica de custos tende a ser um fator positivo para que a empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas não só alcance os objetivos esperados, como também, a melhoria dos serviços prestados, proporcionando um avanço para o setor do qual participa |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120837
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Date:
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2010 |
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