A Gestão estratégica de custos em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gasparetto, Valdirene |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Patrícia da |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T23:16:15Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T23:16:15Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
284466 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120837 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis |
en |
dc.description.abstract |
Nas últimas décadas o ritmo crescente da globalização exige que as empresas adotem medidas que garantam sua posição no mercado e que as tornem capazes de ultrapassar os desafios encontrados. Neste ambiente, as empresas de transporte rodoviário de passageiros e encomendas, reguladas por concessões públicas, precisam estar atentas à gestão de seus negócios considerando o retorno esperado de seus investimentos, a concorrência intermodal existente e a qualidade do serviço exigida pelos clientes. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os custos de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas à luz da gestão estratégica de custos. A pesquisa foi descritiva, a abordagem foi qualitativa, com procedimento de um estudo de caso. A revisão teórica abordou sobre conceitos da contabilidade gerencial, a gestão estratégica de custos e alguns de seus instrumentos empregados no trabalho. O estudo de caso foi realizado sobre as atividades da Auto Viação Catarinense Ltda., compreendendo-se a estrutura da empresa, atividades realizadas e seu mercado de atuação. Os conceitos revisados permitiram identificar parte da cadeia de valor do setor de transporte rodoviário de passageiros e encomendas e que o principal enfoque do posicionamento estratégico da empresa é a liderança de custos. Fez-se o levantamento e apuração dos gastos incorridos nos serviços de transporte de passageiros e encomendas, que foi realizado através de alocação dos custos diretos inicialmente aos veículos e destes para os serviços, e adoção do método ABC para os demais gastos. Foi identificado nesta pesquisa o custo meta do serviço de transporte de passageiros em uma linha interestadual e verificou-se que o mesmo é superior ao gasto real apurado. Destacou-se que a diferença apontada deve ser foco do planejamento estratégico para definição, entre as possíveis alternativas, de como os recursos disponíveis serão empregados. Concluiu-se que o uso da gestão estratégica de custos tende a ser um fator positivo para que a empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas não só alcance os objetivos esperados, como também, a melhoria dos serviços prestados, proporcionando um avanço para o setor do qual participa |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
en |
dc.subject.classification |
Gestão estratégica |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade de custo |
en |
dc.title |
A Gestão estratégica de custos em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros e encomendas |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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