Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop
Show full item record
Title:
|
Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop |
Author:
|
Vieira, Bruna Ghizoni
|
Abstract:
|
O presente trabalho apresenta a análise da estratégia de expansão da Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop, elaborada a partir da implementação da nova filial da empresa no Floripa Shopping. O referencial teórico a respeito do tema foi construído por meio de obras de variados autores da área, mas baseia-se, sobretudo, nos estudos de Michael Porter e Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Este estudo buscou, primeiramente, identificar a estratégia global da empresa, para, em seguida, analisar sua estratégia de expansão, mediante a utilização da ferramenta conhecida como análise SWOT. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, descritivo e exploratório, cujo caráter é qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas e observação, sendo que os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados alcançados na pesquisa evidenciaram a ausência de estratégia declarada e institucionalizada, sendo esta caracterizada como sendo emergente e implícita. No entanto, identificouse uma estratégia de diferenciação, pois mesmo sem um planejamento estratégico estruturado, a organização foi capaz de expandir em tamanho e portfólio e criar implicitamente uma estratégia de destaque em relação aos concorrentes. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119848
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar