Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop

DSpace Repository

A- A A+

Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author Vieira, Bruna Ghizoni en
dc.date.accessioned 2014-07-02T20:46:53Z
dc.date.available 2014-07-02T20:46:53Z
dc.date.issued 2009 en
dc.identifier.other 290708 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119848
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta a análise da estratégia de expansão da Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop, elaborada a partir da implementação da nova filial da empresa no Floripa Shopping. O referencial teórico a respeito do tema foi construído por meio de obras de variados autores da área, mas baseia-se, sobretudo, nos estudos de Michael Porter e Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Este estudo buscou, primeiramente, identificar a estratégia global da empresa, para, em seguida, analisar sua estratégia de expansão, mediante a utilização da ferramenta conhecida como análise SWOT. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, descritivo e exploratório, cujo caráter é qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas e observação, sendo que os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados alcançados na pesquisa evidenciaram a ausência de estratégia declarada e institucionalizada, sendo esta caracterizada como sendo emergente e implícita. No entanto, identificouse uma estratégia de diferenciação, pois mesmo sem um planejamento estratégico estruturado, a organização foi capaz de expandir em tamanho e portfólio e criar implicitamente uma estratégia de destaque em relação aos concorrentes. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Empresas en
dc.subject.classification Planejamento en
dc.title Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
290708.pdf 921.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar