Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.author |
Vieira, Bruna Ghizoni |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T20:46:53Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T20:46:53Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
en |
dc.identifier.other |
290708 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119848 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta a análise da estratégia de expansão da Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop, elaborada a partir da implementação da nova filial da empresa no Floripa Shopping. O referencial teórico a respeito do tema foi construído por meio de obras de variados autores da área, mas baseia-se, sobretudo, nos estudos de Michael Porter e Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Este estudo buscou, primeiramente, identificar a estratégia global da empresa, para, em seguida, analisar sua estratégia de expansão, mediante a utilização da ferramenta conhecida como análise SWOT. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, descritivo e exploratório, cujo caráter é qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas e observação, sendo que os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados alcançados na pesquisa evidenciaram a ausência de estratégia declarada e institucionalizada, sendo esta caracterizada como sendo emergente e implícita. No entanto, identificouse uma estratégia de diferenciação, pois mesmo sem um planejamento estratégico estruturado, a organização foi capaz de expandir em tamanho e portfólio e criar implicitamente uma estratégia de destaque em relação aos concorrentes. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Empresas |
en |
dc.subject.classification |
Planejamento |
en |
dc.title |
Análise da estratégia de expanção: um estudo de caso na Boutiquarium Aquarismo e Pet Shop |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar