Abstract:
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O presente trabalho de Conclusão de Curso procura desvendar o papel do Assistente Social enquanto educador social, situando este profissional na esfera da Educação Complementar Pública, do Município de Florianópolis. O foco principal do trabalho, além da contextualização bibliográfica e documental, situando as políticas sociais brasileiras até a política de atendimento à Criança e ao Adolescente explicando a focalização e a destinação de recursos na área, bem como o papel da educação complementar e o processo de trabalho do profissional de Serviço Social neste contexto, foi a realização da pesquisa empírica, de natureza qualitativa e exploratória, onde objetivou-se identificar, através da entrevista estruturada com as Assistentes Sociais dos Centros de Educação Complementar Públicos existentes em Florianópolis, a articulação do Assistente Social na Educação Complementar, enfocando seu papel de educador social. Os resultados obtidos com a pesquisa nos mostra que os profissionais inseridos na esfera da Educação Complementar, por ser uma demanda nova, não têm muita clareza acerca do processo de trabalho efetivo do assistente social nesta area, justificado-se, entre outros motivos, pelo fato de que a esfera pública não lhes fornece uma base de proposta organizada para o exercício da profissão. No entanto, considera-se que a autonomia da profissão, dentro do seu limite de ações dentro de uma subordinação, permitilhes uma atuação de forma a atender às suas demandas, mesmo que, muitas vezes, de forma paliativa, não exercendo o seu papel de educador social enquanto agente preventivo |