O Assisente social como educador social na esfera da educação complementar pública do município de Florianópolis

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O Assisente social como educador social na esfera da educação complementar pública do município de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Santos, Rúbia dos en
dc.contributor.author Silva, Fernanda da en
dc.date.accessioned 2014-07-02T18:26:09Z
dc.date.available 2014-07-02T18:26:09Z
dc.date.issued 2004 en
dc.identifier.other 287998 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118141
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente trabalho de Conclusão de Curso procura desvendar o papel do Assistente Social enquanto educador social, situando este profissional na esfera da Educação Complementar Pública, do Município de Florianópolis. O foco principal do trabalho, além da contextualização bibliográfica e documental, situando as políticas sociais brasileiras até a política de atendimento à Criança e ao Adolescente explicando a focalização e a destinação de recursos na área, bem como o papel da educação complementar e o processo de trabalho do profissional de Serviço Social neste contexto, foi a realização da pesquisa empírica, de natureza qualitativa e exploratória, onde objetivou-se identificar, através da entrevista estruturada com as Assistentes Sociais dos Centros de Educação Complementar Públicos existentes em Florianópolis, a articulação do Assistente Social na Educação Complementar, enfocando seu papel de educador social. Os resultados obtidos com a pesquisa nos mostra que os profissionais inseridos na esfera da Educação Complementar, por ser uma demanda nova, não têm muita clareza acerca do processo de trabalho efetivo do assistente social nesta area, justificado-se, entre outros motivos, pelo fato de que a esfera pública não lhes fornece uma base de proposta organizada para o exercício da profissão. No entanto, considera-se que a autonomia da profissão, dentro do seu limite de ações dentro de uma subordinação, permitilhes uma atuação de forma a atender às suas demandas, mesmo que, muitas vezes, de forma paliativa, não exercendo o seu papel de educador social enquanto agente preventivo en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Assistentes sociais en
dc.subject.classification Educadores en
dc.title O Assisente social como educador social na esfera da educação complementar pública do município de Florianópolis en
dc.type TCC (graduação) en


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