A ação ético-político-pedagógica dos conselheiros assistentes sociais no Conselho Municipal de Assistência Social de São José (CMAS/São José)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A ação ético-político-pedagógica dos conselheiros assistentes sociais no Conselho Municipal de Assistência Social de São José (CMAS/São José)

Mostrar registro completo

Título: A ação ético-político-pedagógica dos conselheiros assistentes sociais no Conselho Municipal de Assistência Social de São José (CMAS/São José)
Autor: Silva, Angela Cristina Ceschin
Resumo: A centralidade da pesquisa que o presente trabalho irá sistematizar recai na investigação das possíveis co ltribuições do projeto profissional crítico-dialético do Serviço Social incorporadas na execução das funções dos conselheiros assistentes sociais, do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de São José (CMAS/São José). Tal objeto delimitou-se durante a experiéncia de Estágio Curricular vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas do Trabalho e da Assistência Social (NETA). desenvolvida na referida instancia de caráter deliberativo e fiscalizador acerca da política pública de Assistência Social nos limites municipais. É nesse espaço cit. e tais profissionais se inserem como conselheiros, onde atuam como representantes da esfera executiva ou das entidades sociais da sociedade civil. A investigação proposta reveste-se de caráter qualitativo. Sua operacionalização demandou, sobretudo, a realização de pesquisas documental (leis e decretos) e bibliográfica e a efetuação de entrevistas do tipo semi-estruturada com conselheiras assistentes sociais do CMAS/São José. O conjunto deste trabalho foi subdividido em dois capítulos. O primeiro tem como objetivo ressaltar as especificidades do projeto profissional crítico-dialético. através de uma sintética retrospectiva histórica e dialética do processo de construção dos principais projetos profissionais do Serviço Soc:al. Em seguida serão lançadas breves considerações sobre documentos que materializaram o projeto profissional crítico-dialético na atualidade: o Códitzo de Ética do Serviço Social (1993) e as Diretrizes Gerais do Curso de Serviço Social 1996). Já o segundo capítulo apresenta um breve reconhecimento institucional do CMAS/Sào José e os dados coletados nas entrevistas submetidos à análise em dois blocos. O primeiro se refere às percepções dos entrevistados acerca do seu papel e às especificiclades do conselho. O segundo diz respeito às con-xibuições do projeto profissional crítico-dialético do Serviço Social que são efetivamente incorporadas na execução das funções dos conselheiros assistentes sociais do CIVIAS/S ão José
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118047
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
288198.pdf 66.46Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar