A ação ético-político-pedagógica dos conselheiros assistentes sociais no Conselho Municipal de Assistência Social de São José (CMAS/São José)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Heloisa Maria Jose de |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Angela Cristina Ceschin |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T18:13:43Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T18:13:43Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
en |
dc.identifier.other |
288198 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118047 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
A centralidade da pesquisa que o presente trabalho irá sistematizar recai na investigação das possíveis co ltribuições do projeto profissional crítico-dialético do Serviço Social incorporadas na execução das funções dos conselheiros assistentes sociais, do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de São José (CMAS/São José). Tal objeto delimitou-se durante a experiéncia de Estágio Curricular vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas do Trabalho e da Assistência Social (NETA). desenvolvida na referida instancia de caráter deliberativo e fiscalizador acerca da política pública de Assistência Social nos limites municipais. É nesse espaço cit. e tais profissionais se inserem como conselheiros, onde atuam como representantes da esfera executiva ou das entidades sociais da sociedade civil. A investigação proposta reveste-se de caráter qualitativo. Sua operacionalização demandou, sobretudo, a realização de pesquisas documental (leis e decretos) e bibliográfica e a efetuação de entrevistas do tipo semi-estruturada com conselheiras assistentes sociais do CMAS/São José. O conjunto deste trabalho foi subdividido em dois capítulos. O primeiro tem como objetivo ressaltar as especificidades do projeto profissional crítico-dialético. através de uma sintética retrospectiva histórica e dialética do processo de construção dos principais projetos profissionais do Serviço Soc:al. Em seguida serão lançadas breves considerações sobre documentos que materializaram o projeto profissional crítico-dialético na atualidade: o Códitzo de Ética do Serviço Social (1993) e as Diretrizes Gerais do Curso de Serviço Social 1996). Já o segundo capítulo apresenta um breve reconhecimento institucional do CMAS/Sào José e os dados coletados nas entrevistas submetidos à análise em dois blocos. O primeiro se refere às percepções dos entrevistados acerca do seu papel e às especificiclades do conselho. O segundo diz respeito às con-xibuições do projeto profissional crítico-dialético do Serviço Social que são efetivamente incorporadas na execução das funções dos conselheiros assistentes sociais do CIVIAS/S ão José |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Assistentes sociais |
en |
dc.subject.classification |
Assistencia social |
en |
dc.title |
A ação ético-político-pedagógica dos conselheiros assistentes sociais no Conselho Municipal de Assistência Social de São José (CMAS/São José) |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar