Capacitação Tecnológica de Pequenos Agricultores para a Agroindustrialização de frutas e hortaliças

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Capacitação Tecnológica de Pequenos Agricultores para a Agroindustrialização de frutas e hortaliças

Mostrar registro completo

Título: Capacitação Tecnológica de Pequenos Agricultores para a Agroindustrialização de frutas e hortaliças
Autor: Mendonça, Carla; Borges, Caroline; Gouveia, Helena; Schiavon, Marina; Moura, Janice; Balse, Karoline; Medina, Cristina; Hartwig, Ederson
Resumo: O emprego da matéria-prima vegetal por meio de técnicas adequadas para elaboração de produtos processados, proporciona alimentos mais seguros e de maior qualidade nutricional à população. Neste contexto, são abertas novas possibilidades para pequenos produtores rurais, dispostos a investir em novas estratégias de comercialização e a ampliar seus mercados. Fica evidente que existe um importante espaço a ser ocupado pelas universidades brasileiras junto a esses grupos. Um bom relacionamento entre universidades e agricultores permite reunir saberes diferentes e inovar em pesquisa e extensão. O objetivo principal deste projeto é capacitar produtores rurais do interior de Pelotas-RS, para produção de derivados de frutas e hortaliças, observando as boas práticas de fabricação, visando fundamentalmente a revitalização das atividades destes produtores. Como primeira etapa do trabalho foi realizado um levantamento, por meio de diálogo, dos anseios e necessidade de diferentes grupos que processam matéria-prima vegetal. A partir de suas necessidades foram ministrados cursos, dentre estes, cursos teóricos relativos a Boas Práticas de Fabricação (BPF), processamento de produtos de origem vegetal - minimamente processados, congelados e produtos desidratados, além de rotulagem/legislação de alimentos. No final das atividades os participantes foram convidados a responder um questionário para a avaliação dos cursos. Quando questionados sobre a avaliação geral dos cursos, 100% classificaram os cursos de bom a ótimo. Assim, acredita-se que as atividades do projeto estão produzindobenefícios relativos à questão da geração de emprego, e também colaborando para a manutenção de espaços socialmente reconhecidos pelo papel que desempenham.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117285
Data: 2014-06-25


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Tenologia e Pro ... rutas e hortaliças (1).pdf 263.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar