Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC.

DSpace Repository

A- A A+

Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC.

Show full item record

Title: Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC.
Author: Sousa, Bruna Maria Nocetti Costa
Abstract: As plantas medicinais fazem parte da terapia de cura há milhares de anos. São reconhecidas pela ANVISA e a OMS recomendou recentemente a sua difusão em nível mundial. Atendendo a isso, o governo brasileiro criou um programa de saúde pública, o PNPMF. Além disso, o MEC determina a elaboração de aulas de educação ambiental nas escolas. O presente trabalho se insere nesse contexto e teve como objetivo compreender qual a percepção das crianças da educação infantil e do ensino fundamental sobre plantas medicinais, utilizando a horta escolar e práticas junto aos alunos. As atividades foram realizadas na Escola dos Sonhos, em Florianópolis, SC, no período de setembro a novembro de 2013. Foi feita uma revisão bibliográfica que permitiu elaborar uma série de práticas junto aos alunos, respeitando a capacidade cognitiva por faixa etária. Na educação infantil foram reconhecidas 80% das plantas apresentadas a eles. No ensino fundamental, através das práticas, os alunos conseguiram compreender o que são as plantas medicinais. Com esse trabalho foi possível perceber que a presença de um Engenheiro Agrônomo nas escolas é importante para viabilizar espaços pedagógicos adequados, com plantas na relação ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Plantas medicinais; pe
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117143
Date: 2013-11-27


Files in this item

Files Size Format View Description
Bruna Maria Nocetti Costa Sousa.pdf 1.932Mb PDF View/Open pdf

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar